Os testes de usabilidade em protótipos ajudam-no a descobrir como os utilizadores interagem com um design antes de ter de desenvolver o produto. Desta forma, é possível identificar problemas de usabilidade e áreas a melhorar nas fases iniciais, antes de investir no desenvolvimento. Ao testar a experiência do utilizador com protótipos, pode avançar com maior confiança e não terá de fazer alterações quando o produto estiver numa fase avançada.
Vantagens da utilização de protótipos na investigação UX
O teste de utilizadores com protótipos é um investimento muito rentável. Quaisquer problemas de usabilidade que possam ser corrigidos antes de entrar em produção reduzem os custos de desenvolvimento. E também tem um impacto na experiência, porque o utilizador é tido em conta desde as primeiras versões do produto e não há necessidade de esperar para incorporar redesenhos mais tarde. Além disso, a validação dos protótipos dá uma segurança extra à equipa de design e aos programadores, que podem continuar o seu trabalho com a confiança de que aspectos importantes do produto não terão de ser repetidos.
Tipos de protótipos para testes UX
É importante saber que nem sempre é necessário ter versões avançadas de protótipos para começar a testar. Os testes de usabilidade são frequentemente efectuados com protótipos de baixa fidelidade. Estes são esboços ou wireframes que representam a estrutura básica do design, mas não têm pormenores específicos. Outras vezes, são utilizados protótipos de alta fidelidade, que se assemelham muito ao produto final, com um design visual detalhado e funcionalidades interactivas. Não deixe que o estado dos protótipos o impeça de assegurar os passos das equipas de conceção e desenvolvimento.
Tipos de testes UX com protótipos
Os protótipos podem ser utilizados na maioria das metodologias de investigação UX. De facto, em muitos casos, a realização de protótipos não difere muito do que seria feito com o produto acabado. Alguns dos testes de protótipos mais comuns seriam:
- Testes thinking aloud. Os utilizadores executam tarefas específicas utilizando o protótipo e descrevem o que fazem enquanto observam e registam como os utilizadores as realizam, anotando erros e dificuldades.
- Teste do primeiro clique. É apresentado aos utilizadores um ecrã do protótipo e pede-se-lhes que cliquem onde pensam que devem começar a realizar uma tarefa. O primeiro clique é registado e analisado para verificar se é o local correto.
- Teste A/B. São criadas duas versões do protótipo com variações no design ou na funcionalidade. Os utilizadores são divididos em dois grupos e é-lhes apresentada uma versão diferente do protótipo. Os resultados das duas versões são comparados para ver qual é a mais eficaz.
- Entrevistas com os utilizadores. São realizadas entrevistas aprofundadas com os utilizadores à medida que estes interagem com o protótipo. Entretanto, é recolhido feedback sobre o que gostam, o que consideram difícil e sugestões de melhoria.
Existem muitos outros testes que podem ser efectuados com protótipos mais ou menos avançados do produto. Explore todas as possibilidades para validar aspectos importantes a tempo e garantir os seus passos.
Ferramentas de design UX para prototipagem
Existem várias ferramentas que o ajudam a criar protótipos interactivos, cada uma com características específicas que podem ser mais adequadas em função das suas necessidades e do tipo de projeto em que está a trabalhar. Segue-se uma lista de algumas das mais populares:
- Figma. Ideal para equipas de design colaborativas e projectos que requerem acesso remoto e em tempo real.
- Adobe XD. Uma boa opção para designers que já utilizam produtos Adobe e procuram uma ferramenta poderosa para a criação de protótipos e design.
- Sketch. Popular entre os designers de UI/UX no MacOS devido à sua interface de fácil utilização e extensibilidade.
- InVision. Excelente para colaboração em equipa e apresentação de protótipos e wireframes a clientes ou partes interessadas.
- Axure RP. Ideal para projectos que requerem protótipos altamente detalhados e especificações técnicas precisas.
- Marvel APP. Muito orientada para startups e pequenas equipas que necessitam de uma solução rápida e eficaz para a criação de protótipos e testes.
- Framer. Ideal para designers e programadores que procuram criar protótipos altamente interactivos e detalhados.
Existem muitas outras ferramentas para prototipagem e conceção de sítios Web e aplicações, tais como Flinto, Webflow, Origami Studio….. Encontrará certamente a que melhor se adapta às suas necessidades.
Testes UX com protótipos com We are testers
Pode utilizar protótipos para os seus testes UX com We are testers, tanto em alta como em baixa fidelidade. Com eles, pode realizar todos os tipos de testes, como testes de pensamento em voz alta, testes de primeiro clique ou qualquer outro. Contacte a nossa equipa de especialistas em investigação UX para descobrir todas as possibilidades.
Utilize protótipos nos seus testes UX, desenvolva produtos mais fáceis de utilizar à primeira e mais rapidamente.
Data de atualização 24 julio, 2024