Para além dos departamentos de investigação de mercados tradicionais, os estudos de mercado são uma ferramenta importante como fonte de informação para muitos outros departamentos, como marketing, inovação, transformação digital, design e até mesmo IT. Estes departamentos encontram nos estudos de mercado uma solução ágil para as suas necessidades de informação na tomada de decisões de negócio, melhorar as suas conversões ou a usabilidade do seu site, entre outras aplicações.
Neste sentido, e para além de designs de amostras, ponderações ou elevações, certas técnicas de investigação de mercados, tanto quantitativas como qualitativas, são uma fonte de dados relevante para estes departamentos, que baseiam muitas das suas estratégias no conhecimento profundo do cliente, a experiência do utilizador ou a participação em processos de cocriação de ideias, produtos, campanhas publicitárias…
Os estudos de mercado online, quer seja a partir de uma abordagem mais qualitativa através de comunidades online ou de uma abordagem mais quantitativa com estudos de mercado online mais massivos, proporcionam a oportunidade de se dirigirem a públicos-alvo específicos para análise. Desta forma, os departamentos de marketing ou inovação têm a oportunidade de validar, por exemplo, as suas hipóteses em torno de uma ideia, novos produtos ou funcionalidades do seu site com consumidores reais que fazem parte do seu público-alvo.
Investigação para equipas de marketing
Dentro da área de marketing, a investigação de mercado desempenha um papel fundamental devido ao seu poder de obter dados de utilizadores ou clientes reais, analisá-los e tirar conclusões que facilitem a tomada de decisões e, o que é ainda melhor, que sejam decisões válidas e acertadas que melhorem o seu ROI e outros KPIs relevantes.
Graças à abordagem comercial da investigação de mercado através dos estudos de mercado online, seremos capazes de determinar a procura total de um mercado, fazer uma previsão de vendas, conhecer a quota das diferentes marcas no mercado, identificar e analisar arquétipos de consumidores ou conhecer a procura específica por zonas geográficas ou outras variáveis.
Esta abordagem e visão comercial tornaram-se elementos fundamentais em todas as estratégias de marketing. Por várias razões: porque ajudará a desenvolver estratégias comerciais e a recolher feedback de consumidores reais e, até mesmo, a elaborar o plano de marketing da empresa.
Investigação de inovação
Há anos que a inovação saiu dos laboratórios e começou a incorporar-se nos mercados, nas opiniões e necessidades do consumidor, para poder criar, ou melhor, cocriar, novas ideias ou novos produtos/serviços da empresa antes de os lançar para a produção ou implementação.
Inovar ajuda as empresas a encontrar novas oportunidades e, se neste processo envolvermos o consumidor, conhecendo de primeira mão as suas motivações, obstáculos, preferências… a estratégia faz todo o sentido. Neste sentido, podemos recorrer a uma das técnicas de investigação qualitativa mais adequadas para realizar este tipo de práticas empresariais: as comunidades online. Esta solução de investigação de mercado atua como uma espécie de fórum de contacto entre empresas e potenciais ou reais clientes para interagir, aprender uns com os outros e ambos saírem beneficiados e reforçados. Como? A empresa cria experiência de marca, humaniza-se, gera ideias inovadoras, imagina novos modelos de negócio, reduz custos… e o cliente, por sua vez, sente-se parte dessa marca, valoriza que as suas ideias e opiniões sejam tidas em conta na estrutura da empresa, o que muito provavelmente resultará numa melhor experiência do utilizador.
Grandes corporações como bancos, empresas de telecomunicações ou de grande consumo estão a implementar este tipo de estratégias nos seus departamentos de inovação e, na We are testers, contribuímos com a nossa plataforma e técnicas de investigação de mercado, com casos de sucesso nesta área, graças à disponibilização de uma plataforma que uniu a voz da empresa à do consumidor.
Data de atualização 14 abril, 2024