UX Research. Como melhorar a experiência do utilizador no seu website ou aplicação

UX research
Redacción 4m de leitura

A pesquisa de UX, ou pesquisa de experiência do usuário, é uma ferramenta fundamental para otimizar o seu site ou aplicativo. Ao projetar e construir qualquer ambiente digital, um dos fatores que devemos considerar mais é o comportamento do usuário: o que ele faz quando entra, onde clica, o que o interessa e o que não interessa? Uma coisa é certa: se um usuário se perder em um site, ele o abandonará. Se ele não encontrar o que procura ou tiver dificuldade em ler as informações, ele sairá. Se não conseguir concluir uma ação ou não souber como preencher um questionário, ele o deixará em branco. Então, o que podemos fazer para evitar desistências e promover a melhor experiência do usuário em nosso site? A resposta está na pesquisa de UX. Nossos testes de experiência do usuário têm as respostas para essas perguntas e preocupações. Vamos ver como.

Ferramenta de pesquisa de UX

WAT UX é uma ferramenta de pesquisa de UX com a qual você pode analisar a experiência de usuários reais que fazem parte do seu público-alvo, para conhecer os obstáculos que o internauta enfrenta e identificar os pontos de melhoria em qualquer ambiente digital, seja um site em desenvolvimento, uma página de destino, wireframes, áreas privadas, software, aplicativos.

Nesse sentido, essa ferramenta de pesquisa de UX se torna uma grande aliada para conhecer os obstáculos e dificuldades que o usuário encontra em seu site para evitar o abandono, fazer com que eles retornem ao seu site e, claro, otimizar as taxas de conversão.

Como funciona a pesquisa de UX?

Com o Teste de Navegação, você pode analisar aspectos quantitativos do seu site, como o uso de ferramentas ou novas funcionalidades que você deseja implementar; bem como aspectos qualitativos, como a satisfação e as preocupações do usuário, qual é a percepção deles do nosso site após o primeiro impacto ou após navegar pelo conteúdo.

O funcionamento desse tipo de estudo pode ser resumido em quatro etapas:

  • Segmentação e seleção de testadores. As pessoas que participam desse tipo de estudo são usuários reais que correspondem ao seu público-alvo. Neste caso, na We are testers, oferecemos diferentes fontes de dados, ou seja, entre pessoas segmentadas de nossa comunidade que, no futuro, podem se tornar clientes de sua marca; bem como entre usuários aleatórios que visitam seu site, clientes de seu CRM ou usuários registrados em sua plataforma ou área privada.
  • Análise de navegação e interação: nossa ferramenta de pesquisa de UX grava a sessão protagonizada pelo usuário selecionado, registrando seu comportamento usando mapas de calor para analisar os cliques realizados e onde, os movimentos do mouse e o scroll, ou seja, a rolagem para cima e para baixo no conteúdo de um site.
  • Coleta de feedback. Depois que os usuários navegaram pelo site, eles completam um questionário onde são questionados sobre os objetivos do estudo e os aspectos quantitativos e qualitativos que desejam investigar.
  • Apresentação de resultados. Após a análise, chega a parte das conclusões, onde coletamos, por meio de um relatório, os resultados da análise do comportamento do usuário no site.

Como um dos gurus da usabilidade, Jakob Nielsen, alertou: «sair é a primeira linha de defesa do internauta quando ele encontra uma dificuldade». Portanto, usemos as ferramentas ao nosso alcance para não perder clientes devido a uma má experiência de navegação e, consequentemente, fidelizemos nossas visitas oferecendo o conteúdo da maneira mais clara, compreensível, identificável e inteligente possível.

Vamos conversar? Se você deseja saber mais detalhes e informações sobre as possibilidades e aplicações da pesquisa de UX, não hesite em entrar em contato conosco.

Data de atualização 22 diciembre, 2023

Entre em contato com os nossos especialistas e descubra como levar os seus estudos mais longe.

Contatar