O conceito de consumidor está a evoluir a um ritmo cada vez mais rápido. Para entender melhor os seus interesses, já não são apenas os produtos ou serviços que desejam («o quê») que entram em jogo. Atualmente, o «como» influencia muito. Cada vez mais pessoas exigem que as empresas tenham um compromisso social, ambiental e político. O antigo conceito de consumidor foi ultrapassado e deu lugar ao prosumidor, um consumidor de um produto ou serviço que, ao mesmo tempo, se interessa ativamente pela sua própria produção. Portanto, o marketing consciente está a ter um grande impacto nos últimos anos. Valores como o ambientalismo ou a defesa dos direitos sociais tornaram-se o centro de muitas campanhas. Dessa forma, conseguiram fazer com que diferentes empresas mudassem completamente o seu rumo e visão anteriores.
O que é o marketing consciente?
O marketing consciente, também conhecido como marketing consciente, é uma forma de marketing em que as empresas se concentram nos valores dos seus potenciais clientes com base na eficiência e ética contemporânea. Originário do termo «mindfulness», uma técnica de relaxamento oriental, o marketing consciente visa unir a filosofia de ambas as partes. Dessa forma, tanto as ações do consumidor quanto as da empresa terão um impacto positivo. Desde o redesenho de produtos ou serviços até à mudança de valores de uma empresa.
Muitos são os exemplos desta nova mudança de paradigma. Setores que se estão a adaptar ao mundo contemporâneo. Antigamente, o setor automóvel não apostava nas energias renováveis, mas ano após ano, há mais carros híbridos e elétricos no mercado. Segundo o Motorpasion, as vendas de carros híbridos plug-in triplicaram em 2020 e os elétricos aumentaram quase 80%. Outro exemplo é a notícia recente de que a marca Dove, uma linha de produtos de cuidado pessoal, se posicionou a favor da Proibição de Testes em Animais na Europa e pediu aos seus consumidores que assinassem uma petição para proibir testes de produtos em animais.
O marketing consciente visa unir a filosofia de ambas as partes. Dessa forma, tanto as ações do consumidor quanto as da empresa terão um impacto positivo.
5 Chaves para Compreender o Marketing Consciente
A Revolução do Prosumidor: Consumidores que Influenciam a Produção de Produtos
Como a WAT o Pode Ajudar a Aplicar o Marketing Consciente no seu Negócio
Identificar o seu cliente e conhecer os seus valores é vital para o sucesso do seu negócio. Com os diferentes serviços que oferecemos, poderá facilmente compreender os padrões dos consumidores que pretende alcançar. Terá a possibilidade de agrupar esses dados da forma que considerar adequada. Conhecer o seu cliente ajuda-o a conhecer a si próprio. Por exemplo, se os seus clientes reais e potenciais atribuem grande importância a produtos ecológicos, talvez os seus produtos e serviços devam adaptar-se a essa nova procura ecológica.
Serviços como os Estudos de Segmentação ajudarão a identificar padrões de comportamento entre os seus consumidores atuais e potenciais. Também poderá agrupar perfis e características comuns em compradores persona ou arquétipos de consumidores. Além disso, obterá informações sobre os impulsos e motivações que os consumidores podem apresentar durante o processo de compra.
Os Testes de Produtos também são excelentes ferramentas que podem ajudar a avaliar produtos ou serviços para os adaptar às exigências do mercado. Identificar oportunidades de melhoria, avaliar as suas forças ou fraquezas, validar elementos como o nome e a embalagem ou descobrir as preferências dos consumidores entre várias opções de produto. Dê aos consumidores o que realmente desejam. Adapte-se a eles.
Poderá facilmente compreender os padrões dos consumidores que pretende alcançar
Teste de Conceito e Teste de Produto: Valide a sua Ideia e Minimize Riscos
Os clientes atuais exigem compromisso das empresas. Tomar partido como representante da mudança social, ambiental e política beneficia ambas as partes, tanto o consumidor quanto os fornecedores. Com o marketing consciente, ambas as partes saem beneficiadas. Por um lado, o cliente vê como a sua pequena ação está a contribuir para um mundo mais justo. Por outro lado, a empresa, além de ser impulsionadora da mudança, vê melhorias exponenciais na eficiência e na perceção.
Data de atualização 22 diciembre, 2023